Fm João XXIII 87,9

Participe da Campanha Solidários em Ação e ajude as vítimas das enchentes no Rio.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Comitê Rio 2016 e responsável pela criação negam plágio na logomarca dos Jogos Olímpicos


Fred Gelli, criador do símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016 negou a suspeita de plágio da logomarca, que foi lançada oficialmente durante a festa de réveillon na Praia de Copacabana. Muitos internautas alertaram para a grande semelhança entre a logomarca vencedora do concurso instituído pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a da Telluride Foundation, uma organização não governamental (ONG) norte-americana dedicada à filantropia e ao apoio a projetos sociais.
Segundo a assessoria de imprensa do Comitê Rio 2016, os traços que retratam pessoas se abraçando e sugerem o movimento de dança são o elemento comum entre as duas logomarcas, mas há grandes diferenças. Na logomarca da Telluride são quatro pessoas de braços dados, formando um desenho que lembra um coração, Na da Rio 2016, são três as figuras de braços dados e o desenho que elas formam revela, segundo o Comitê Rio 2016 , “um dos mais belos cartões postais do Rio, um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade”.
Em nota enviada à Agência Brasil, a assessoria de imprensa informou, também, que foi feita uma extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na que foi escolhida para os Jogos.
Outra semelhança apontada pelos internautas é com uma obra de arte bastante conhecida, o quadro La Danse, do pintor francês Henri Matisse. A obra retrata cinco corpos nus dançando de mãos dadas.
A logomarca foi escolhida em setembro passado pelos 12 integrantes da comissão julgadora do concurso instituído pelo Comitê Rio 2016. O processo seletivo teve início em abril de 2010 e mobilizou 139 agências de publicidade e design nacionais.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário