Os bares, restaurantes e empresas do setor alimentício de Fortaleza terão que se adequar às exigências da norma 15.635 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que prevê práticas seguras no preparo da comida. Além da capital cearense, todas as outras cidades-sede da Copa de 2014 precisam cumprir a determinação. Os empresários devem atender cerca de 600 mil turistas em todo o Brasil.
Em todo o país existem 1 milhão de estabelecimentos comerciais que servem refeições, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e restaurantes (Abrasel). Para passar pelo crivo da ABNT e obter o certificado as empresas têm que atender a exigências no processo de produção que preveem higienizar hortifrutigranjeiros e tratar termicamente os alimentos.
A coordenadora da Comissão de estudos de Segurança de Alimentos da ABNT, Brigitte Bertin, afirma que se todas as etapas forem cumpridas, o risco de contaminação ou de causar problemas à saúde do consumidor será mínimo. Entidades como o Sebrae, oferecerão consultorias, já a partir deste ano para que os proprietários de estabelecimentos se não tenham prejuízos na época do mundial.
Com informações da Agência Sebrae



Nenhum comentário:
Postar um comentário