Fm João XXIII 87,9

Participe da Campanha Solidários em Ação e ajude as vítimas das enchentes no Rio.

terça-feira, 8 de março de 2011

Antes, durante e depois: não perca o pique da folia

5bc1da4663731cc7d8f0a343fe908be4
Salvador, Recife, Teresina, São Paulo, Rio de Janeiro, e no Ceará (capital ou interior) independentemente do local, o Carnaval é marcado por muito agito, uma verdadeira maratona de folia. Para não perder o pique – e, principalmente, a saúde – durante a festa, a alimentação não deve ser esquecida. Ao contrário, precisa ser rigidamente controlada.
Para quem curte o carnaval, a semana que antecede a folia é de grande expectativa. Antes de partir para a diversão, é comum passar no supermercado e fazer uma compra básica. Geralmente, não faltam nesta lista: macarrão instantâneo, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Mas os especialistas alertam: a disposição depende de uma boa alimentação, desde o café da manhã, que precisa ser reforçado, até o anoitecer, para repor as energias.
Antes de sair para a festa, o ideal é ingerir massas. Elas são ricas em carboidrato, uma fonte rápida de energia. Às vezes preferimos um macarrão instantâneo, no entanto, vale frisar que o ideal é preparar um tempero com alho, cebola e pouco sal. Se possível, acrescente alguns legumes picados. Vai ficar ótimo! O tempero que vem pronto no macarrão deve ser evitado. O acompanhamento de carne, fonte de proteína, completa a opção de um cardápio saudável e eficiente para que o folião não se sinta pesado e mantenha-se com energia.
Para quem não consegue abandonar os refrigerantes, a nutricionista recomenda trocar os à base de cola pelos de guaraná, que não contêm cafeína. Outra dica da Isabela é optar pela bebida sem açúcar.
Antes
Antes de abusar do álcool, a recomendação da nutricionista é beber muita água e fazer uma refeição leve. Não é aconselhável ficar “beliscando”. Faça sua refeição equilibrada, com alimentos ricos em potássio. Podem ser consumidos acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, melancia, banana, uva, dentre outros.
Durante
Durante a festa é sempre bom alimentar-se. Esqueça as frituras, molhos, tortas e dê preferência aos salgados assados, massas finas e recheios leves.
Ressaca
Ao final da jornada festiva, a sugestão é uma salada bem estruturada com muito verde e legumes, acompanhada de peito de frango grelhado “para que o organismo trabalhe sem muito esforço e recupere tudo aquilo que perdeu ao longo do dia. Evite as carne vermelhas (para não sobrecarregar o figado) e no churrasco prefira as carnes brancas. “Tente evitar os queijos amarelos, os molhos, as frituras, os alimentos industrializados, os embutidos e os enlatados. O ideal é uma alimentação leve, simples e o mais natural possível”.
Dica
Tanto durante quanto depois da festa, não se pode esquecer a hidratação. É preciso ingerir muito líquido. Água, água de coco e isotônicos são os mais recomendados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário